Ortodontia com Alinhadores Transparentes

A evolução tecnológica e científica da odontologia trouxeram várias alternativas ao aparelho dentário metálico convencional. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos estéticos, tais como braquetes de porcelana, aparelho lingual (bráquetes fixados atrás dos dentes) e os alinhadores transparentes.

A evolução tecnológica e científica da odontologia trouxeram várias alternativas ao aparelho dentário metálico convencional. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos estéticos, tais como braquetes de porcelana, aparelho lingual (bráquetes fixados atrás dos dentes) e os alinhadores transparentes.

Já está comprovado em inúmeras pesquisas clínicas que todos os tipos de problemas de posicionamento dentário (más oclusões) podem ser perfeitamente tratadas e corrigidos com os alinhadores ortodônticos transparentes, desde que o planejamento do caso seja realizado por um profissional experiente.

A Dra. Marina Lara utiliza ativamente o Aparelho Invisalign em sua clínica desde 2011, sendo hoje a ortodontista com o maior número de pacientes tratados com essa tecnologia de toda a região Sul, sendo a segunda ortodontista em número de casos no Brasil.

Confira o depoimento de um de nossos pacientes

Descubra a seguir as principais dúvidas sobre a Ortodontia com Aparelhos Invisíveis ou Alinhadores Transparentes.

Dúvidas mais frequentes sobre o Aparelho Odontológico Invisalign e Alinhadores Transparentes.

1. O aparelho dentário Invisalign funciona?

A resposta para isso é: depende. Isso mesmo, depende principalmente de três fatores: 

1.1 Da experiência e conhecimento do profissional que realiza o Plano de Tratamento Digital (veja o vídeo abaixo no qual explicamos este tema). A Dra. Marina Lara e sua Equipe representam uma das maiores referências mundiais nessa área, sendo inclusive, professora e palestrante internacional em ortodontia com alinhadores (veja imagens abaixo).

1.2 Do uso correto dos alinhadores pelo paciente, ou seja, se o paciente utiliza o alinhador encaixado nos dentes durante o número de horas necessário para o movimento dos dentes acontecer corretamente. Na Clínica Marina Lara, nossos pacientes recebem o kit completo no início do seu tratamento, inclusive com uma espuma especial de limpeza dos alinhadores, que incentiva e facilita a rotina dos nossos pacientes (veja o vídeo abaixo).

1.3 Da biologia individual do paciente, inclusive, colaborando na higiene adequada e uso do fio dental diário, porque a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana (acúmulo de resíduos nos dentes e gengiva) reduz a movimentação dentária.

2 35 1024x1024 1
1 Ana Paula Laes 1024x1024 1

2. O aparelho dentário Invisalign pode ser utilizado em todos os casos?

Sim, com certeza. Inclusive, existem muitos casos de más posições dentárias (também chamadas de más oclusões) em que os alinhadores ortodônticos são mais eficientes que os antigos aparelhos ortodônticos convencionais (braquetes fixados nos dentes).

3. Quanto custa o aparelho Invisalign?

É importante lembrar que o Aparelho Invisalign é apenas uma ferramenta e que o Tratamento Ortodôntico é que vai corrigir a posição dos dentes e a mordida (oclusão) dos indivíduos. Isso significa que o Aparelho Invisalign na mão do ortodontista funciona como um Bisturi na mão de um Cirurgião Plástico: o resultado da cirurgia depende muito da mão do cirurgião e das características físicas de cada paciente. 

Dessa forma, os valores do tratamento com o aparelho Invisalign vão depender dos seguintes fatores: 

3.1 Tipo de má oclusão do paciente, ou seja, se os dentes estão em posições muito complexas, ou se estão em posições mais próximas da posição correta. Os pacientes com más oclusões complexas vão necessitar de um maior número de alinhadores e de consultas de ativação e evolução do tratamento. Dessa forma, para saber o investimento e o preço do tratamento com o aparelho Invisalign (ou outro tipo de alinhador transparente) é fundamental realizar o escaneamento digital do sorriso e a simulação da correção dos seus dentes e, com isso, saberemos quanto tempo, quantos alinhadores e quantas consultas realizaremos para corrigir o seu sorriso.

3.2 Saúde gengival e óssea do paciente, pois as inflamações e infecções ósseas podem atrasar as movimentações dentárias e devem ser tratadas antes de começar o tratamento ortodôntico.

3.3 Idade do paciente, pois a fisiologia do corpo humano e da biologia óssea é diferente para cada fase da vida, o que interfere na taxa de movimentação dentária e no tempo do tratamento.

3.4 Necessidade de dispositivos adicionais. É importante lembrar que os alinhadores ortodônticos substituem os braquetes metálicos, mas, da mesma forma como era a ortodontia tracional, existem situações em que são necessários dispositivos adicionais para correções de problemas sagitais, tais como as más-oclusões de Classe I e II.

Sua futura Ortodontista Invisalign é Speaker internacional com mais de 1.000 alunos​.

Compartilhe: